Imprimir

Notícias / Geral

Apesar de queda no ano, setor de serviços fecha outubro com saldo positivo

Da Redação - Viviane Petroli

Assim como o setor de comércios, o segmento de prestação de serviços em Mato Grosso vem registrando um 2015 negativo. De janeiro a outubro o resultado constatado é um recuo de 5,5% em comparação ao período em 2014. Contudo, ao se analisar apenas o mês de outubro verifica-se um incremento de 4,7% em relação ao ano passado.

No acumulado dos 12 meses o decréscimos constatado em Mato Grosso é de 5%, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conforme a pesquisa, o baixo desempenho de Mato Grosso está atrás da média nacional com 3,1% de queda no ano e 2,5% no acumulado de 12 meses.

Leia mais:
Vendas no comércio amargam queda de 8,1% em Mato Grosso, revela IBGE

A pior na variação anual, aponta o IBGE, foi constatado no Amapá com retração de 11%, seguido do Maranhão com 10,8%. Já no acumulado de 12 meses o Amapá liderou com queda de 10,2%.

O IBGE destaca ainda que o Pará no mês de outubro registrou recuo de 16,1% no volume de serviços no comparativo a 2014, o Amazonas 15,7% e o Maranhão 12,7%.

A pesquisa do IBGE revela, ainda, que o pior desempenho entre as categorias do setor de serviços foi a de transporte terrestre com saldo negativo de 9,9% no ano e de 12,5% em outubro frente o ano passado.

No caso de serviços prestados às famílias de alojamento e alimentação 5% de queda no ano.
Imprimir