Imprimir

Notícias / Economia

Festas: Lojistas apostam em promoção e atendimento personalizado para elevar vendas

Da Redação - Naiara Leonor

O Papai Noel desse ano está "magriiinho" por conta da crise. As vendas ao longo de 2015 não foram animadoras em Mato Grosso. O estado amargou, até outubro, queda de 8,1% nas vendas. Em Cuiabá os comerciantes, diante a redução das vendas, estão apostando em promoções e atendimento personalizado, antes, durante e depois do Natal,  para conquistar o consumidor que está mais exigente com a qualidade dos presentes e seletivo com os preços dos produtos.

Leia mais:
Comércio em Cuiabá vê o Natal como saída do vermelho; vendas estão em queda em 2015 veja fotos

A Avenida 13 de Junho, no centro de Cuiabá, reúne uma variedade de lojas que tentam atrair a todo custo o consumidor a dar uma “olhadinha” nos produtos, como dizem os vendedores. É possível encontrar carro de som, locutor, vendedor que vai até a calçada buscar o cliente. Basta passar pela avenida para reparar nessas estratégias adotadas pelos lojistas para aumentar a caixinha de fim de ano.

A gerente de uma loja de bijuterias e maquiagens, Bárbara Ranna, diz que a forma de atrair o cliente mudou. “Investimos em decoração, mercadorias sempre novas e colocamos os atendentes na frente da loja para chamar o cliente que passa na calçada, mas mesmo assim as vendas estão menores que o ano passado”.

Quem quer economizar neste fim de ano precisa de muito autocontrole diante o arsenal de artimanhas do comércio, como as placas de promoções que pipocam pelo Centro. E parece que o consumidor tem se segurado bastante, como diz Leoni Oliveira, gerente a cinco anos de uma loja de móveis, eletroeletrônicos e eletrodomésticos. “Nós esperávamos vender 20% a mais do que estamos vendendo, mas até o momento estamos com equiparados com as vendas de 2014 e isso é muito bom, pois sei que tem loja em que as vendas caíram”.

Em um ano de altas temperaturas, com máxima registrada de 42°C e sensações térmicas superiores à isso, era de se esperar uma alta na venda de produtos que amenizam o calorão e Leoni confirma essa previsão. “O que mais vendemos aqui na loja foram aparelhos ar-condicionado e ventiladores”.

Queda nas vendas, queda nas contratações também

E não foi só o bolso dos consumidores que sofreu não, com as vendas em baixa os lojistas contrataram menos em 2015. A gerente Graziele Raiane, disse que na loja de cosméticos onde trabalha foram contratadas 8 pessoas esse ano, número bem menor do que as 15 do ano passado (2014). Na loja do gerente Leoni Oliveira também ouve queda nas contratações, com 6 contratações em 2014, este ano (2015) as contratações se limitaram a apenas duas.
 
Imprimir