Imprimir

Notícias / Pecuária

Salmonela na suinocultura tem página especial no portal da Embrapa Suínos e Aves

Lucas Scherer Cardoso/Embrapa Suínos e Aves

A salmonela na suinocultura é o tema de uma nova página especial que a Embrapa Suínos e Aves, unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, acaba de publicar em seu portal na internet (www.embrapa.br/suinos-e-aves/salmonela). A salmonela é uma bactéria comum aos homens e aos animais, amplamente distribuída na natureza, capaz de sobreviver por longos períodos na presença de matéria orgânica e umidade. É por isso que a adoção de medidas de controle de salmonela em atividades intensivas como a suinocultura é um grande desafio.

Na página especial, o visitante pode assistir ao vídeo Limpeza, desinfecção e vazio sanitário em granjas de suínos, que mostra oito dicas fundamentais para a atividade; fazer o teste do Salmonelômetro, um aplicativo desenvolvido pela Embrapa que aponta os fatores de risco para infecção por salmonela por suínos na granja; e baixar o folder Proteja seu rebanho contra a salmonela. Ainda, foi preparado um videocast especial sobre o assunto, a Salmonella na cadeia suinícola: situação e perspectivas. Na apresentação de quase 40 minutos, a pesquisadora da Embrapa Jalusa Deon Kich aborda a infecção pela bactéria na suinocultura brasileira.

Em breve, também será possível baixar a versão em formato PDF do livro Salmonela na suinocultura brasileira: do problema ao controle, que aborda as estratégias de controle da Salmonella nas diferentes etapas da cadeia de produção de suínos (granjas, fábricas de ração e matadouros-frigoríficos) e trata de temas como o sistema de gestão da segurança de alimentos e a análise de risco microbiológica.
Imprimir