Imprimir

Notícias / Geral

Pesquisa aponta que 36% dos consumidores fazem compras para aliviar o estresse

Da Redação - Viviane Petroli

Sair às compras seja no supermercado ou comércio em geral, nem sempre é por necessidade. No Brasil 36,3% dos consumidores fazem compras para aliviar o estresse. Entre as mulheres 43,7% admitem encontrar alivio para a correria do cotidiano no cartão de crédito e entre os consumidores das classes A e B 40,2% saem gastando.

O resultado consta de um levantamento realizado elo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais e no interior do Brasil.

Conforme a pesquisa, de três a cada dez consumidores concordam que ir às compras melhora o humor. Além disso, 24,5% dos entrevistados confessaram fazer compras quando se sentem deprimidos.

Leia mais:
Vendas no comércio em Mato Grosso recuam 10,2% em novembro; no Brasil 7,8%

Ainda de acordo com o estudo, as mulheres são as mais suscetíveis às emoções quando compram por impulso.

A manicure Iana Cunha é uma que encontra nas compras um alívio para o estresse. "Até sair para comprar material para trabalhar já é um alívio. É como se você saísse daquela bolha de problemas e ganhasse liberdade", define a sensação ao Agro Olhar.

A pesquisa do SPC Brasil e da CNDL revelam ainda que 44,5% dos entrevistados não conseguem resistir aos próprios desejos, pois acreditam que se aquela compra não for realizada estarão desperdiçando uma "boa oportunidade", mesmo que o produto não seja necessário para eles.

Segundo 36,9% dos entrevistados, quando o desejo de comprar algo surge eles não "sossegam" enquanto não efetuarem a compra, principalmente as mulheres (41,6%).

Em casos de promoções 30,1% dos entrevistados admitiram gastar mais que o previsto com receio de se arrependerem depois.
Imprimir