Imprimir

Notícias / Indústria

Instalação de empresas levará R$ 20 mi em investimentos à Distrito Industrial

Da Redação - Viviane Petroli

O Distrito Industrial de Cuiabá deverá receber investimentos na ordem de R$ 20 milhões e 242 empregos diretos gerados. O montante é proveniente de oito indústrias que tiveram reservas de áreas aprovadas pelo Conselho de Desenvolvimento Empresarial (Cedem). Juntas as empresas irão ocupar uma área de 25 mil metros quadrados.

A aprovação das reservas de áreas ocorreu durante reunião do Cedem realizada nesta quinta-feira, 18 de fevereiro. De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), as empresas que receberam o aval atuam em segmentos como de fabricação de móveis, indústria de estruturas metálicas, reciclagem de resíduos, sucatas e óleo de cozinha, fabricação de suplementos minerais e rações, indústria de produtos alimentícios e fabricação de concreto, entre outros.

Leia mais:
Reservas de áreas são anuladas para sete empresas no Distrito Industrial de Cuiabá

As empresas, segundo a Sedec, terão prazo de 90 para apresentar à Secretaria os projetos de construção dos empreendimentos aprovados pela Prefeitura de Cuiabá, além de órgãos do meio ambiente e Corpo de Bombeiros. O prazo poderá ser prorrogado desde que haja a apresentação de uma justificativa para tal.

A Sedec destaca, ainda, que após a apresentação de tais projetos, as empresas possuem mais 60 dias para adequações no terreno, como limpeza e terraplanagem, e início efetivo da construção.

Hoje, conforme o Decreto 821/2007, empresas interessadas em se instalar no Distrito Industrial de Cuiabá devem entrar com solicitação junto à Sedec e ter a reserva aprovada pelo Cedem.

O Distrito Integrado Industrial e Comercial de Cuiabá (DIICC) possui uma área de 685 hectares, dos quais 82 mil metros quadrados estão disponíveis. Atualmente 227 empresas funcionam no local, 41 estão em fase de implantação e há 14 reservas de áreas feitas por empreendimentos.

Em 2015, nove empresas foram excluídas da reserva de áreas por não cumprirem com as determinações. A exclusão foi resultado de um saneamento nos processos de empresas com reservas feitas na região.

Prodeic

Ainda durante a reunião do Cedem, foram aprovados o enquadramento de uma empresa e a inclusão de um produto no Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Prodeic), além de duas cartas-consulta do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste – FCO/Empresarial por meio da MT Fomento.
Imprimir