Imprimir

Notícias / Agricultura Familiar

Extensionistas reivindicam que Taques articule volta do MDA com Temer

Da Redação - Viviane Petroli

Extensionistas de Mato Grosso reivindicam ao governador Pedro Taques a articulação junto a Presidência da República para a recriação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A pasta foi cortada durante a reforma ministerial em maio quando o presidente Michel Temer assumiu interinamente. O Ministério, que havia sido subordinado à Casa Civil, foi fundido ao Ministério do Desenvolvimento Social.

Nesta semana o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa (Sinterp-MT), Gilmar Brunetto, por meio de ofício, reivindicou ao governador Pedro Taques articulação junto ao presidente Michel Temer para a recriação da pasta que atende a agricultura familiar.

Leia mais:
Mato Grosso precisa "urgentemente" de 400 técnicos para atender a agricultura familiar

Hoje, no Brasil são aproximadamente 5 milhões de agricultores familiares, dos quais cerca de 100 mil estão localizados em Mato Grosso.

De acordo com Brunetto, para se ter uma agricultura familiar forte é preciso um Ministério do Desenvolvimento Agrário e assistência técnica fortes para que "a pesquisa e a extensão rural possam ter as condições para oferecer ao agricultor um serviço de qualidade”.

Em torno de 21 políticas públicas voltadas para a agricultura familiar são implementadas pelo "Ministério do Desenvolvimento Agrário"

Recentemente a Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil (Faser) emitiu nota onde salienta que "Recriar o MDA é garantir que essas políticas públicas cheguem a todos os municípios brasileiros, contribuindo para dinamizar a economia local e para o abastecimento interno de alimentos, atendendo à demanda da população. Além disso, com suas políticas de proteção ambiental e desenvolvimento sustentável, o MDA tornou-se fator determinante para o crescimento econômico e social do Brasil".
Imprimir