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Energia elétrica lidera ranking do Procon em dezembro, mas reclamações caem 2,1%

Da Redação - Viviane Petroli

A energia elétrica foi o principal item das reclamações dos mato-grossenses em dezembro de 2016 tanto entre atendimentos em geral quanto na categoria "Serviços Essenciais". Entretanto, os 408 atendimentos realizados pelo Procon Estadual referente a energia elétrica são em torno de 2,1% a menos que os 417 verificados no mês de novembro.

De modo geral o volume de reclamações feitas ao Procon Estadual recuaram na variação mensal de 2.444 atendimentos em novembro para 2.374 em dezembro.

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Dos 2.374 atendimentos registrados no último mês de 2016, por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 1.624 registros, enquanto pelo atendimento online 750 reclamações em Mato Grosso.

Via Sindec, segundo o Procon Estadual, a categoria "Serviços Essenciais" liderou com 810 registros dos quais 408 provenientes da "Energia Elétrica", 196 registro de "Água e Esgoto" e 131 reclamações referentes a "Telefonia Celular".

A categoria de "Serviços Privados", que ocupou o segundo lugar no ranking em dezembro, registrou 297 reclamações, sendo 66 procedimentos para a categoria “Agências e Operadoras de viagens (pacotes turísticos)”, 64 para “TV por assinatura (Cabo, Satélite, Etc.)” e 51 para “Estabelecimento comercial (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc.)”.

"Assuntos Financeiros" ficou em terceiro lugar no ranking do Procon Estadual com 243 atendimentos, dos quais 62 referentes a "Cartão de loja", 56 para "Cartão de crédito" e 51 para "Banco Comercial".

A categoria "Produtos" foi a quarta que mais reclamações registrou com 238 procedimentos. Para "Telefone (convencional, celular, interfone, etc)", 18 para a categoria “Acessório para Vestuário” (Bolsa, Cinto, Chapéu, Guarda-chuva, Joia, Bijuteria, Luva, etc.) e 14 para “Vestuário ” (Calçado/Roupa).

"Saúde" foi à quinta categoria que mais recebeu reclamação com 24 atendimentos, seguido de "Habitação" com oito e "Alimentos" em último com apenas quatro reclamações.

Atendimento Online

Conforme o Procon Estadual, através da plataforma online www.consumidor.gov.br foram 750 reclamações em Mato Grosso, sendo a área de "Telecomunicações" a líder com 318 registros, seguida de "Serviços Financeiros” com 248 reclamações e “Produtos de Telefonia e Informática” com 100.
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