Imprimir

Notícias / Energia

Reajuste na tarifa de energia de 10,62% começa a valer no próximo mês em todo Estado

Da Redação - Fabiana Mendes / Da reportagem local - André Garcia Santana

O reajuste na tarifa da energia em Mato Grosso proposto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deve começar a valer a partir do dia 8 de abril. Para consumidores residênciais, o aumento previsto é de 8,4%, para pequenos comércios, que são conectados a rede de alta tensão, o aumento é de 10,62%. Já para os clientes industriais, o reajuste é de 2,5%.  As informações foram divulgadas nesta semana pelo diretor-presidente da Energisa Mato Grosso, Riberto Barbanera.

Leia mais: 
Tarifa de energia pode ter reajuste de 10,64% em residências de MT

A distribuidora atende a 1,3 milhão de unidades consumidoras em 141 municípios de Mato Grosso. A proposta de reajuste faz parte de um ciclo de revisão tarifária da companhia, processo que é feito a cada cinco anos, conforme explica o diretor-presidente.

“A revisão tarifária acontece a cada cinco anos, por força de Legislação. A federação vai olhar para todos os investimentos feitos neste período de cinco anos e passar a remunerar os investimentos feitos pela empresa [concessionária de energia], para atender novos clientes, e a melhoria na qualidade do serviço, que ela tem que fazer. Isso acontece há cada cinco anos, e no intervalo entre esses anos, existe um reajuste anual de tarifa baseado na inflação”, disse ao Agro Olhar.

Os reajustes na energia foram discutidos em audiência pública entre os dias 24 de janeiro e 22 de março. Na ocasião, vários fatores influenciam na porcentagem do reajuste.  Entre eles estão: a compra da energia dos distribuidores, as perdas associadas dentro da própria concessionaria, os investimentos, todos os encargos setoriais que devem ser repassados ao Governo, além de inadimplência de clientes.

“Existe também, uma parcela da inadimplência, até um determinado limite, que também vai para a tarifa. Por isso, a nossa ênfase em combate a inadimplência, para que isso não acabe onerando todos os clientes”, disse ele, que ressaltou os mutirões que propõe condições especiais de negociação.  
 
Imprimir