Imprimir

Notícias / Logística

TCU dá aval para renovação da Malha Paulista e garante expansão de ferrovia em MT

Da Redação - Érika Oliveira

O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou a renovação do contrato da empresa Rumo Logística da concessão ferroviária da Malha Paulista, que vai de Santa Fé do Sul (SP), quase na divisa com o Estado do Mato Grosso do Sul, até o Porto de Santos, em São Paulo. A decisão produz efeito cascata e beneficia diretamente Mato Grosso, garantindo a expansão da malha ferroviária no Estado e deve viabilizar, ainda, a construção da Ferrovia Integração Centro-Oeste (Fico) e o prolongamento da Ferronorte. A chamada Ferrogrão deverá passar por Cuiabá e ser estendida até Lucas do Rio Verde, totalizando 1.180 km de extensão.

Leia mais:
Ferrovia poderia trazer 20 milhões de toneladas de carga industrial para Cuiabá por ano

“A Sinfra vai poder fazer o planejamento de investimentos em estradas onde estão grandes produções agrícolas. Essa notícia é muito importante e alvissareira porque nos deixa com a responsabilidade muito grande de trabalhar com foco onde estarão localizados os grandes terminais ferroviários, melhorando a logística de Mato Grosso”, comemorou o secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Marcelo de Oliveira.

O contrato da Rumo, que venceria em 2028, será renovado por mais 30 anos e valerá até 2058, conforme a decisão do TCU. A renovação também garantirá a manutenção do escoamento da produção agrícola e industrial de Mato Grosso, hoje todo feito via malha paulista.

Durante encontro com o governador Mauro Mendes (DEM), ocorrido em outubro deste ano, o diretor da Rumo, Guilherme Penin, adiantou que a previsão da empresa para os próximos 5 anos, com a renovação da “Malha Paulista”, é investir até R$ 15 bilhões na ampliação e melhorias da malha ferroviária. Parte desse montante será aportado em municípios mato-grossenses.

O planejamento da empresa é de levar os trilhos da ferrovia para as cidades de Cuiabá, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. Ao todo, o projeto prevê a construção de três novos terminais para o transporte da produção agrícola e industrial.

Em junho deste ano, durante visita ao Complexo Intermodal de Rondonópolis (CIR), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas prometeu empenho do Governo Federal na agenda acima.

Um projeto que confirma a viabilidade técnica e econômica da ampliação da ferrovia em Mato Grosso foi elaborado pela Rumo e apresentado ao ministro. Tarcísio não estabeleceu data para que obras sejam licitadas, mas disse que a expectativa é de que os processos fossem iniciados ainda este ano.

“Estamos dando o primeiro e definitivo passo para viabilizar o planejamento de investimentos cruzados, uma parte significativa de uma estratégia para o governo ampliar a participação ferroviária na matriz de transportes do Brasil”, afirmou, esta semana.
Imprimir