Imprimir

Notícias / Agronegócio

Estatal chinesa confirma implantação de centro de tecnologia em MT com investimentos de até U$ 10 bi

Da Redação - Vinicius Mendes

A prefeita Rosana Martinelli (PL) anunciou, nesta sexta-feira (13), a instalação em Sinop (a 479 km de Cuiabá) de um centro de tecnologia no agronegócio da Instiel, representante da maior estatal chinesa – o Grupo Sino. O vice-presidente da empresa, Cleverson Santos, confirmou a vinda para o município com uma projeção inicial de compra de até 10 bilhões de dólares, que beneficiará toda a região norte do Estado. A perspectiva é de geração de 400 empregos diretos.
 
Leia mais:
Cuiabá e mais quatro cidades concentram 41,13% do PIB de Mato Grosso; veja classificações
 
 “São investimentos que vão proporcionar ainda mais desenvolvimento ao município. Nossa cidade tem crescido muito em todas as áreas e o desenvolvimento econômico é a mola propulsora dessa região. Realizamos várias reuniões porque precisamos continuar avançando com a vinda dessas empresas. Isso promove mais empregos, renda e o pai de família precisa disso e não há dúvidas de que Sinop é um excelente lugar para se investir”, destacou a prefeita, em entrevista coletiva.
 
O trabalho para a atração dos investidores começou há oito meses com a apresentação de estudos e dados da economia de Sinop. Segundo o vice-presidente do grupo, a consolidação na vinda para o município contou com o empenho da administração municipal.
 
“Ela [prefeita] levou os números, apresentou os números de Sinop e o potencial crescimento da região ao redor de Sinop, áreas que podem ser exploradas. A Rosana viajou e conheceu o Centro de Tecnologia, escritórios e a gente vai trazer uma estrutura grande. Essa operação, inicialmente, iria para o Paraná e fizemos um estudo grande. Apresentamos os números aos chineses e eles autorizaram a vinda de todo o centro tecnológico para Sinop. Temos várias vertentes de empreendimento e vamos começando as implantações nos locais escolhidos”, destacou Cleverson Santos.
 
A primeira fase do empreendimento em Sinop já tem previsão de ser inaugurada ainda em janeiro. A Instiel já definiu a locação de um imóvel nas proximidades da Avenida Bruno Martini, próximo a Unemat. A projeção é de gerar cerca de 60 empregos com a estruturação de um escritório e loja. Na segunda etapa, a previsão é de 300 empregos diretos e mais de 2 mil indiretos.
 
O executivo do grupo explicou ainda que os produtores rurais de Mato Grosso podem dobrar a lucratividade. “Vamos trazer uma estrutura grande, crédito internacional e pensamos em instalar um banco internacional aqui para facilitar para o produtor. Temos a possível instalação de uma indústria de tratores, mas o primeiro foco é o agronegócio. Fizemos estudo na região de Mato Grosso e vimos que existem muitos produtores e donos de frigoríficos, por exemplo, que tem muito potencial de crescimento. O produtor certamente irá, no mínimo, dobrar a lucratividade que tem hoje. A compra inicial que eles abriram pra gente é de até 10 bilhões de dólares”.
 
O grupo de investidores também chega até  Sinop determinado à investir na capacitação de mão de obra. “Nosso foco é desenvolver a juventude para o mercado, ensiná-los como trabalhar nesse tipo de negócio, então, projetamos trazer também escolas para oferecer cursos técnicos ou fazer parcerias com instituições. Esse empreendimento é uma porta de entrada para novos investimentos, não só em Sinop, mas em toda região Norte. Outras empresas já estão se movimentando para vir conosco e se instalarem no município”, concluiu.
 
Desenvolvimento Econômico
 
Nos últimos três anos Sinop tem se consolidado como uma das melhores cidades para se investir do país. Nesta semana, a prefeita Rosana já havia anunciado a vinda de um grupo baiano do ramo imobiliário com investimentos de R$ 120 milhões em 672 apartamentos.
 
Só em 2019, o município já recebeu grandes grupos como o Colégio Marista Santo Antônio, da Rede Marista, a confirmação de investimentos do grupo Pão de Açúcar – com o Assaí, inauguração das lojas Pernambucanas, Magazine Luiza, a rede de fast food Burger King, voos da Gol Linhas Aéreas, a nova Faculdade de Tecnologia (Fastec), a Fertipar Fertilizantes. Além das operações da Inpasa Agroindustrial.
 
De janeiro a outubro desse ano o município vivenciou um aumento de 62% na liberação de alvarás para a abertura de novas empresas. Além de registrar constante saldo positivo na geração de emprego, possuindo  como título da Revista Exame, uma das 30 melhores cidades do país para se investir.
Imprimir