Imprimir

Notícias / Emprego

Águas Cuiabá fomenta inserção no mercado de trabalho através de programa 'Jovem Aprendiz'

Da Redação - Michael Esquer

Levando em conta a importância da primeira experiência profissional em um emprego, a Águas Cuiabá em parceria com o Centro de Integração Empresa – Escola (CIEE) tem promovido palestras e cursos, investindo na formação e carreira dos futuros profissionais. Controlado pelo Grupo Iguá, a concessionária, por meio do Programa Jovem Aprendiz, recebe todo ano 20 estudantes interessados em aprender e trabalhar no ramo do saneamento. 

Leia também:
Águas Cuiabá anuncia mudança nas datas das faturas; calendário foi padronizado

Programa federal de capacitação profissional, por meio da Lei da Aprendizagem (nº 10.097/2000), o Jovem Aprendiz visa auxiliar na capacitação profissional de jovens por meio de estágio remunerado. Os selecionados realizam atividades e funções supervisionadas dentro da empresa – neste momento, em home office – com o objetivo de experienciar o mercado de trabalho na prática e adquirir conhecimento e qualificação.

"Além de uma grande responsabilidade, estar presente no início da carreira de jovens é satisfatório e também motivo de muito orgulho", enfatiza Wiliam Figueiredo, diretor da Águas Cuiabá. "Por meio do programa, a empresa pode auxiliar nos primeiros passos daqueles que, com brilho nos olhos, não veem limites para crescer no mercado de trabalho".

Dentre o aprendizado e desenvolvimento profissional do aprendiz, a responsabilidade e independência financeira são experienciadas pelos jovens. É o que pontua Annelise Kerollyn, de 18 anos. 

"Com esse meu primeiro trabalho, tenho a oportunidade de entender melhor o valor e preço do dinheiro. Nele consta as manhãs em que acordo cedo, meu esforço diário e a responsabilidade de administrá-lo todo o mês".

Quando encontrou a vaga para aprendiz na Águas Cuiabá pesquisando na internet, Annelise já estava à procura de uma oportunidade de emprego. A concessionária de água e esgoto da capital mato-grossense conta com 20 vagas para participantes do programa Jovem Aprendiz. O período contratual é de dois anos e, atualmente, as vagas estão preenchidas. Na última seletiva deste ano, 560 candidatos se inscreveram em busca de uma colocação no quadro de jovens aprendizes da empresa.

Durante o momento atual, os aprendizes da concessionária estão desenvolvendo seus trabalhos em home office. Entre as atividades a serem desenvolvidas estão os cursos oferecidos pelo CIEE e pela Plataforma de Treinamentos Online H2ON, com conteúdos focados na evolução profissional. "Como eu trabalho na área de atendimentos, os cursos são referentes ao conhecimento de informática, relacionamento com o cliente, boas práticas de atendimento entre outros", aponta Annelise.

Jovem Aprendiz

O programa é voltado para jovens de 14 a 24 anos, que estejam cursando o ensino fundamental, médio ou um curso técnico. Com contrato de duração de no máximo 2 anos, os jovens participantes estudam e trabalham sob supervisão, recebendo, concomitantemente, formação profissional.

Frequentemente, a Águas Cuiabá, em parceria com a CIEE, promove encontros com os jovens profissionais da empresa. Organizadas pela equipe de Gestão de Gente (RH) da concessionária e atualmente de maneira remota, as atividades têm o objetivo de fortalecer o processo de aprendizagem, tão importante no início da carreira profissional.

Como participar

Para os interessados em fazer parte do Grupo Iguá e trabalhar na Águas Cuiabá, as oportunidades são divulgadas pelo site https://vemserigua.gupy.io/. São duas etapas de seleção, avaliação de currículo e entrevista. Os candidatos não selecionados ficam registrados no banco de talentos da empresa para futuras oportunidades. Novas vagas para o Programa Jovem Aprendiz estão previstas para 2022.

Sobre a Águas Cuiabá

Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2012. A empresa atende a 613 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.
 
Sobre a Iguá Saneamento

A Iguá Saneamento, controlada pela IG4 Capital, atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações que somadas beneficiam 6 milhões de pessoas.

O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2019, foi eleita pelo terceiro ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Greate Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, "ig" que dizer água. www.iguasa.com.br.
Imprimir