Imprimir

Notícias / Agronegócio

Algodão primeira safra deve sofrer redução de 50% da área plantada em Mato Grosso

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

O algodão primeira safra deverá sofrer uma redução de 50% da área plantada em Mato Grosso no ciclo 2012/2013, segundo informa boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

A área de cultivo deve ocupar 184.3 mil hectares. Já o algodão segunda safra ganha destaque e deve ter a área incrementada em torno de 17%.

Porém, mesmo com o aumento da segunda safra, a previsão do Imea é que toda a produção de pluma fique aproximadamente 40% menor que na safra anterior.

Plantio

Com o encerramento do vazio sanitário, no dia 30 de novembro, iniciou-se o plantio de algodão em Mato Grosso. As regiões com as maiores lavouras, Sudeste e Oeste, iniciaram o plantio e já atingiram 0,5% da área total estimada.

Proporcionalmente, o Estado ainda apresenta 0,1% da área plantada, mas o ritmo deve acelerar após o início da segunda quinzena de dezembro.

As condições climáticas, com grande acúmulo de chuvas, motivaram os produtores a focar suas atividades no campo, deixando para mais tarde a comercialização da pluma. Os custos de produção da safra 2012/13 chegaram a R$ 5.129/ha, acréscimo de 4,4% em relação à última safra, segundo o boletim do Imea.
Imprimir