Imprimir

Notícias / Geral

Prefeitura de Cuiabá lança programa de importação e exportação para qualificar empresas

Da Redação - Isabela Mercuri

A Prefeitura de Cuiabá lançou, na última segunda-feira (6), o ‘IMEX Cuiabá’, novo programa de Importação e Exportação que visa fortalecer as atividades econômicas, principalmente considerando os impactos decorrentes da pandemia causada pelo coronavírus.

Leia também:
Programa de trainee para pessoas negras tem salário de R$ 6,5 mil

O projeto é feito em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Arco Norte Terminais e o Porto Seco de Cuiabá. "O programa visa qualificar empresas e identificar produtos e serviços que tenham potencial para importação e exportação e gratuitamente ofertarmos um plano de negócio para os empreendedores, no sentido que eles possam abrir a sua visão e colocar Cuiabá num cenário em nível internacional", explicou o prefeito Emanuel Pinheiro.

A ação  integra o programa 'Pra Frente Cuiabá', alicerçado em ações de fomento ao investimento em qualificação e capacitação de empreendedores. "Vivemos um momento ímpar, de expansão, em que os mercados afloram para garantir que Cuiabá atue de forma mais forte, voltando seus olhos para o mercado internacional", afirmou Pinheiro.

"O que uma empresa precisa ter é uma boa consultoria, e é justamente isso que o IMEX Cuiabá se propõe. Isso é necessário para que ela possa ser assessorada e evitar os erros. Se minimizam os erros, diminuem os riscos, e consequentemente o processo vai fluir mais rápido, o acesso ao mercado será mais rápido e a sua mercadoria chegará com maior brevidade”, garantiu o representante das empresas Porto Seco e Arco Norte, Cristiano Noetzold.

Os processos de importação e exportação devem ser executados em recinto alfandegado, sob a supervisão dos órgãos aduaneiros, Receita Federal, Ministério de Agricultura e Anvisa. Do contrário, não se consegue nacionalizar ou exportar a mercadoria para o exterior.

A UFMT será a responsável pala capacitação e qualificação de todos os empresários que tenham interesse em participar do comércio internacional. "Cabe a nós, enquanto instituição educacional preparar, para que os envolvidos possam ter independência empresarial e consigam fazer uma exportação segura e planejada, assim como aqueles que desejam importar. No IMEX eles encontram esse ambiente, para que as importações e exportações sejam garantidas de forma plena", disse o diretor Metodológico da UFMT, prfº. Drº, Olivan Rabelo.

"Essa é uma grande oportunidade. Estamos satisfeitos em sermos os primeiros a firmar essa parceria", elencou o advogado e empresário Gioacchino Granata. No IMEX, a empresa deve manifestar interesse em participar do programa. Em seguida, a equipe será a responsável por identificar o potencial de exportação do produto ou serviço.

As empresas interessadas devem participar de ações de qualificação individuais e coletivas. No caso da Exportação, a empresa recebe planejamento para exportação de um produto e um mercado alvo. No caso de Importação, a empresa recebe orientações gerais sobre o processo de importação de insumos que fazem parte de seu processo produtivo.

A empresa, então, recebe três certificados: IMEX Cuiabá, UFMT e APEX Brasil. Por fim, a empresa interessada participa das ações de promoção comercial com expectativa de iniciar o comércio exterior em até dois anos.
"Essa é a visão do programa Pra frente Cuiabá.  É um novo estágio que estamos avançando com a implantação do programa. Válido lembrar que, hoje Cuiabá detém toda estrutura e instrumentos que garantem toda competitividade como o Porto Seco importar e exportar aqui. Temos o maior entroncamento rodoviário com as BR's 163, 364 e 070. Com a chegada da Ferrovia Vicente Vuolo, garantiremos maior competitividade, em razão de um frete mais barato. O foco inicial são os produtos com valor agregado, não só importando como identificando produtos que possam ser exportados para outros países. Precisamos planejar e pensar Cuiabá para os próximos trinta anos", finalizou o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.
Imprimir