Imprimir

Notícias / Geral

Fiscalização da Energisa encontra mais de 13 mil irregularidades em pontos com fiação de uso das Operadoras em Cuiabá

Da Redação - Pedro Coutinho Bertolini

Com objetivo de atender os cidadãos, diminuir a poluição visual e principalmente reduzir os riscos de acidente, a Energisa, por meio de seu movimento “Sinergia”, irá iniciar na próxima segunda-feira (21), um mutirão para limpeza dos cabos de telecomunicação no centro de Cuiabá. A rota foi definida junto a Prefeitura Municipal. As empresas foram notificadas pela concessionária há um mês para os devidos reparos. Agora, a Energisa irá limpar os emaranhados que ficaram para trás.

Leia mais: MT atinge a maior taxa de crescimento de potencial de mercado do País; confira destaques

A ação começará na praça Oito de Abril, sentido Avenida Isaac Póvoas. Durante um mês e meio, serão percorridas as principais vias da região, como a Getúlio Vargas, Treze de Junho e parte da Barão de Melgaço.

O engenheiro de distribuição na Energisa MT, Cesar Seixas Salomão, explicou que o objetivo do projeto é fiscalizar os postes para reduzir poluição visual, atender a população, retirar os emaranhados de fios e reduzir os acidentes. Em comunicado, ele informou que 250 mil postes já foram limpos até agora e, até dezembro, a expectativa é de mais 520 mil sejam fiscalizados.

Salomão também pontuou que a cooperação com as empresas de telecomunicação é essencial para o mutirão de limpeza, pois o trabalho é oneroso e demanda tempo.

Conforme comunicado, o projeto de fiscalização dos cabos nos postes começou em julho de 2021 e contou com reunião junto as empresas de telecomunicação visando apresentar o plano de ocupação e regularização das ações. Ainda pontuou sobre a importância da segurança do trabalho.

Conforme a Energisa, as empresas precisam seguir as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica e pela Agência Nacional de Telecomunicações. Sabendo disso, com o espaço cedido pela concessionária, a manutenção dos cabos ficam sob responsabilidade das provedoras de telefonia e internet.


O que fazer quando ver um fio solto


Moradores que identificarem um fio solto ou muito baixo, podem buscar um dos canais de atendimento da Energisa são: 0800 6464 196 ou a GISA no WhatsApp (65) 99999-7974. A orientação é nunca tocar nesses fios, mesmo que sejam de telefonia. Esse trabalho precisa ser feito por profissionais capacitados.

 
Imprimir