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MT registra aumento de 1,7% em vendas no varejo, mas tem queda no comércio de veículos e materiais de construção

Da Redação - Michael Esquer

Em março, Mato Grosso teve aumento no volume de vendas no comércio varejista em relação a fevereiro, mas teve queda no volume de vendas no comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção. Os dados foram consultados pelo Agro Olhar na Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

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De acordo com a PMC, o volume de vendas no comércio varejista mato-grossense teve alta de 1,7% em março, em comparação ao mês de fevereiro, na série com ajuste sazonal. Com isso, a média móvel trimestral avançou em 1% no trimestre encerrado em março.

Ainda conforme a pesquisa, porém, no comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, o volume de vendas em março de 2022 diminuiu em 0,7%, em relação ao mês de abril. Nesse índice, a média móvel trimestral avançou em 0,5% no trimestre encerrado em março de 2022.
 
Período
Varejo Varejo Ampliado
Volume de vendas (%) Receita nominal (%) Volume de vendas (%) Receita nominal (%)
Mar / Fev* 1,7 3,3 -0,7 1,2
Mar 2022 / Mar 2021 5,3 20,1 2,6 19,2
Acumulado 2022 4,7 20,9 2,9 20
Acumulado 12 meses 1,7 17,5 5,8 21,6
*Série COM ajuste sazona


Enquanto isso, no País, o volume de vendas no comércio varejista nacional teve alta de 1,0% em março de 2022, em frente ao mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal. Com isso, a média móvel trimestral avançou em 1,6% no trimestre encerrado em março. No comércio varejista ampliado, o volume de vendas aumentou 0,7% frente a fevereiro. Nesse índice, a média móvel trimestral avançou em 1,1% no trimestre encerrado em março de 2022.

 
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