Imprimir

Notícias / Emprego

Com ranking liderado por Cuiabá, turismo gera mais de 900 empregos em MT

Da Redação - Michael Esquer

O turismo mato-grossense gerou 941 novos empregos no primeiro trimestre deste ano. Em janeiro, fevereiro e março foram gerados, respectivamente, 326, 327 e 288 postos de trabalho. Entre as cidades, Cuiabá foi a que mais abriu vagas. Os dados constam no relatório “Turismo em Números” do Observatório de Desenvolvimento, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec).

Leia também:
Unindo sustentabilidade e inovação, construtora lança vendas de residencial com a maior área verde do CPA; confira decorado

De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), as atividades características do turismo (ACTs) maiores geradoras de novos postos de trabalho no período foram os serviços de alimentação, com 618 empregados contratados; seguido pelos serviços de alojamento, com 160; agências e operadoras,68; as atividades desportivas e recreativas, 34; e transporte aéreo, 21.

Ainda conforme a Sedec-MT, três municípios despontaram na lista dos que mais abriram vagas de trabalho, no setor de turismo, durante o trimestre. Sendo eles: Cuiabá (222), Sinop (109) e Várzea Grande (79 novos). Do total de 410 empregos gerados nestas cidades, 249 foram na área de serviços de alimentação.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, a criação de quase mil empregos mostra a confiança do setor na atual administração. “A geração de tantos empregos no setor de turismo mostra que o empresário do setor confia nas políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado. E, em contrapartida, tem investido na atividade, resultando na geração de emprego e renda em Mato Grosso”.

Para o secretário Adjunto de Turismo, Jefferson Moreno, o volume trimestral de contratações reflete a recuperação do setor. “O trade turístico foi muito impactado pela pandemia, mas vem retomando as atividades gradualmente e as admissões estão crescendo. Felizmente, neste período mais complicado, os empresários do setor receberam o amparo do Governo, que concedeu linhas de crédito para manutenção das atividades e empregos”.
Imprimir