Imprimir

Notícias / Agronegócio

Regiões Centro-Sul e Oeste ainda registram chuvas abaixo da média para Mato Grosso

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

As regiões Centro-Sul e Oeste de Mato Grosso ainda registram volume de chuvas abaixo da média esperada. No acumulado desde a segunda semana de novembro, as regiões estão “atrasadas” em 17 e 72 milímetros, respectivamente.

Segundo informações do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), esse déficit de chuvas não atrapalha a recuperação das duas regiões do grande “estresse hídrico” sofrido no início do plantio, período em que houve escassez de umidade.

Dados da Somar Meteorologia reproduzidos no boletim semanal do Imea mostram que nas demais regiões as chuvas – no acumulado desde a segunda semana de novembro - estão acima da média.

As regiões mais favorecidas e que quase não tiveram problemas com umidade continuam sendo Médio-Norte e Sudeste, representadas por Sorriso e Sinop para a primeira e Rondonópolis para a segunda. Em Sorriso, por exemplo, a média do período já foi ultrapassada em 60 milímetros.

“No entanto, o que ultimamente tem definido safras são a boa distribuição das chuvas e uma grande incidência luminosa sobre as plantas, fatores que só serão definidos no decorrer de dezembro, para as primeiras lavouras, e janeiro e fevereiro para lavouras médias a tardias”, consta do boletim.
Imprimir