Imprimir

Notícias / Agronegócio

Agricultores combatem mofo branco para garantir boa safra

G1

 Produtores rurais de Rio Verde, no sudoeste de Goiás, estão intensificando o combate ao mofo branco, fungo que ataca o caule e até a raiz da soja, impedindo a passagem da seiva. Com isso, em pouco tempo a planta seca. O agricultor Antônio Carlos Bernardi, que também é consultor rural, faz controle de pragas há mais de 20 anos. Ele explica quais os principais cuidados devem ser tomados para evitar a doença na lavoura.

“O mofo branco é uma doença muito complicada e está há muito tempo presente em toda a região, por isso, temos que aprender a trabalhar para não ter prejuízo na lavoura. Estamos fazendo alguns testes com a baquearia para tentar amenizar o problema, mas continuamos utilizando fungicidas nas lavouras”, enfatiza o produtor rural.

Além de combater o fungo nas 150 hectares de soja plantados na fazenda dele, Antônio Carlos Bernardi ajuda outros fazendeiros da região no combate do mofo branco. Entretanto, pesquisadores afirmam que o fungo pode resistir até 10 anos no solo. Por isso, a melhor forma de combater a doença é mesmo a prevenção, pois ele se prolifera rapidamente no período chuvoso.

“O produtor deve utilizar estratégias de manejo. Primeiramente ele deve conhecer o histórico da área, depois determinar em qual área a doença está presente e escolher qual variedade apresenta um porte mais ereto e que tenha o período de florescimento mais concentrado”, declara o agricultor e pesquisador Hercules Diniz.


Imprimir