Imprimir

Notícias / Agronegócio

Produzir com mais qualidade é estratégia para driblar preços ruins do mercado do leite

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

 O produtor de leite em Mato Grosso deve investir mais em qualidade pra conseguir agregar valor ao produto. Essa é uma das estratégias para driblar os preços ruins e os altos custos de produção registrados em 2012, segundo analisa Rafael Ribeiro, da Scot Consultoria.

Ele afirma que a margem de lucro da atividade já é muito pequena normalmente, por isso, investir recursos em ferramentas que possam dar mais qualidade ao leite é algo imprescindível. Adequar tecnologias que aumentem a produtividade também é necessário para dar mais rentabilidade ao negócio.

De acordo com o consultor, alguns fatores contribuíram significativamente para deixar o leite mais caro ao produtor neste ano. Um deles é a demanda aquém do esperado, mais produção que procura.

Uma das causas é a importação em alta de lácteos, o que pressiona os preços para baixo e tira a competitividade da produção nacional. Outra, é que, além disso, ainda houve um aumento de volume produzido na região Sul do país.

Para completar o cenário, a indústria teve dificuldade em repassar aumentos de preços aos consumidores, especialmente do leite longa vida, e os insumANÁLISEecessários nas propriedades ficaram mais caros, elevando os custos de produção.

Ribeiro analisa que não se podem esperar grandes mudanças neste mercado em curto prazo. Em médio, estima-se redução dos custos de produção, sobretudo por conta das melhorias nas pastagens causadas pelo período chuvoso.

Em longo prazo, o descarte de vacas leiteiras pode refletir em menor disponibilidade de leite e, consequentemente, um equilíbrio maior entre produção e demanda e também dos preços.
Imprimir