Mato Grosso permaneceu em 10º lugar no Ranking de Competitividade dos Estados de 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Apesar dos avanços em áreas como educação, capital humano e sustentabilidade ambiental, o estado segue como o último colocado entre os quatro do Centro-Oeste.
Leia mais
Projeto de lei quer barrar cursos técnicos e EJA irregulares no país
Segundo a diretora-executiva do Movimento Mato Grosso Competitivo (MMTC), Vanessa Gasch, o resultado mostra que, embora haja melhorias, ainda há perda de espaço frente a estados que oferecem melhores condições às empresas. “Precisamos implementar medidas que melhorem o ambiente de negócios e tragam mais competitividade para não ficarmos para trás”, avaliou.
Neste ano, o MMTC lançou o estudo Custo Mato Grosso, que aponta um peso extra de R$ 38,5 bilhões por ano à produção local — o equivalente a 14,3% do PIB estadual. Entre os principais entraves estão infraestrutura logística, carga tributária, dificuldade para empregar capital humano e baixa inserção nas cadeias globais.
No ranking, Mato Grosso se destacou pelo 3º lugar em capital humano (três posições acima de 2024) e pelo salto de oito posições na educação, chegando ao 8º lugar. Também avançou em inovação (19º) e sustentabilidade ambiental (14º). Por outro lado, recuou em pilares como segurança pública (23º), eficiência da máquina pública (12º) e infraestrutura (15º).
No cenário nacional, São Paulo lidera novamente a lista, seguido por Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal.