Imprimir

Notícias / Agronegócio

Parceria resulta em capacitação sobre seringueira

Seagro

 Com o intuito de capacitar profissionais da área, a Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e a Delegacia Federal do Ministério de Desenvolvimento Agrário realizam o Curso de Heveicultura para Técnicos do Tocantins. A capacitação iniciou na manhã desta segunda-feira, no auditório do Incra – Instituto Nacional de Reforma Agrária, em Palmas, e segue com programação de palestras até a tarde dessa terça-feira, 18.

Na abertura do evento, na manhã desta segunda, participaram o secretário executivo da Seagro, Ruiter Padua, e o delegado do MDA no Tocantins, Agostinho de Oliveira Chaves. Na ocasião, o representante do Governo Federal reforçou a importância do trabalho de cooperação com o Governo do Tocantins, para desenvolver o plantio de seringueira nos assentamentos e pequenas propriedades.

De acordo com Ruiter Padua, o objetivo do Governo do Estado, com a expansão da seringueira é a diversificação da atividade agrícola, sobretudo dos pequenos produtores e dos assentamentos. “Uma propriedade necessita de pelo menos três atividades prioritárias, para ter uma segurança financeira, pois quando uma atividade estiver em baixa à outra possa suprir”, afirmou Padua, durante a abertura do curso.

O secretário executivo ainda falou sobre o papel do Estado no processo de fortalecimento do setor. “O Governo é apenas o indutor do programa de fomento ao plantio de seringueira, por isso procuramos desburocratizar o processo, através da lei que dispensa licença ambiental para o plantio da seringueira, nas áreas degradas ou já utilizadas por outra atividade”, acrescentou Ruiter Padua.

A primeira palestra do evento foi realizada pelo diretor de Agroenergia da Seagro, Luiz Eduardo Leal, que apresentou a palestra: “Programa de Fomento ao Plantio de Seringueira no Tocantins”. Na ocasião, o diretor falou da importância do curso, para aumentar a articulação entre as entidades interessadas em desenvolver o plantio de seringueira no Estado.

“A seringueira é uma atividade viável para o Tocantins e tem atraído atenção dos produtores, o que precisamos agora é organizar a cadeira”, afirmou Leal. Segundo ele, através do Programa de Fomento ao Plantio de Seringueira, 46 produtores já estão em fase de elaboração de projetos para financiamento do plantio, junto aos bancos e outros 300 já manifestaram interesse.

Dados

De acordo com levantamento realizado por técnicos da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, em 2011, havia no Tocantins, uma área de 1.840 hectares de seringueira plantada, que neste ano foi expandida para 2.865 hectares, evidenciado o crescimento de 55% do plantio em um ano.

Programação:

18 de dezembro

8h – 8h30 - Abertura

8h30 – 10h - Comercialização e Manejo da sangria da Seringueira

José Aparecido de Oliveira Representante da empresa Polifer

9h45 – 11h - Rodada de perguntas

13h30 – 17h30 - Visita em viveiro de produção de mudas
Imprimir