Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Instrução Normativa do Ibama sobre pulverização aérea será publicada até a próxima sexta

De Brasília - Vinícius Tavares

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vai publicar, até o final desta semana, uma Instrução Normativa (IN) definindo novos critérios para aplicação aérea de defensivos agrícolas nas lavouras de soja e algodão.

Após reunião com Aprosoja e Abrapa, Ministério da Agricultura flexibiliza pulverização aérea

O anúncio foi feito durante reunião nesta segunda-feira (17) com a ministra da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, e atende a reivindicações apresentadas pela Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja) e Associação Mato-grossense dos Produtores de Aogodão (Ampa).

A nova IN está sendo elaborada em conjunto por técnicos dos ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente. A proibição à utilização de aeronaves para a pulverização destas lavouras foi definida pelo Ibama como forma de proteger abelhas e insetos da contaminação.

A portaria deve regulamentar as aplicações aéreas de produtos agrotóxicos que contêm Imidacloprido, Tiametoxam, Clotianidina e Fipronil para as culturas de algodão e de soja. A proposta está sendo construída conjuntamente com o Ibama e os produtores rurais.

Atualizada e corrigida quarta-feira (19.12), às 12h19
Imprimir