Imprimir

Notícias / Agronegócio

Safra de cana-de-açúcar no Centro-Sul será maior que o estimado

Unica

 A moagem de cana-de-açúcar pelas unidades produtoras da região Centro-Sul do País na safra 2012/2013 deverá ser superior às 518,50 milhões de toneladas estimadas pela UNICA em setembro deste ano. O volume final esperado pela entidade ao final da safra, em março de 2013, é de 532 milhões de toneladas, um crescimento de 2,60% em relação ao valor projetado em setembro e 4,52% superior às 509 milhões de toneladas estimadas para a atual safra em abril deste ano.

Segundo o diretor Técnico da UNICA, Antonio de Padua Rodrigues, “em setembro já havíamos verificado que a disponibilidade de cana para moagem era superior às 518,50 milhões de toneladas estimadas, mas não imaginávamos que o clima em novembro seria tão seco, permitindo um avanço significativo da colheita.”

Para a primeira quinzena de dezembro, os números preliminares levantados pela UNICA em conjunto com os demais sindicatos e associações do Centro-Sul indicam que a quantidade de cana-de-açúcar processada deverá ser superior a 17 milhões de toneladas. Dessa forma, no acumulado desde o início da safra até 15 de dezembro, a moagem poderá alcançar 528 milhões de toneladas.

Para o diretor da UNICA, “a melhor condição climática e a maior disponibilidade de cana-de-açúcar fizeram com que as unidades produtoras adiassem o encerramento da safra, ampliando a moagem nos primeiros quinze dias de dezembro.” Contudo, a maior parte das empresas já encerrou as atividades e, a partir de agora, a moagem será residual e dependerá da intensidade das chuvas, acrescenta Rodrigues.
Imprimir