Imprimir

Notícias / Agronegócio

Taiwan também embargou carne bovina do Brasil, diz Abiec

Valor

 A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) informou hoje que Taiwan também proibiu à compra de carne bovina do Brasil devido a confirmação de um caso 'não clássico' da doença da 'vaca louca' no Estado do Paraná. Com isso, Taiwan se tornou o sétimo mercado a levantar algum tipo de barreira contra a carne brasileira.

Apesar da informação da Abiec, o Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor, apurou que o Ministério da Agricultura não recebeu comunicado oficial de Taiwan informando a embargo.

Por ora, o governo só confirma que Arábia Saudita, China, Japão, África do Sul e Coreia do Sul vetaram a carne bovina de todo o território brasileiro. O Egito também levantou barreiras, mas apenas ao Estado do Paraná.

Apesar da possível restrição, Taiwan também é um mercado irrelevante para as exportações brasileiras de carne bovina. Entre janeiro e dezembro, comprou apenas 5,5 toneladas de carne bovina brasileira de um total de que atingiram 1,134 milhão de toneladas . Com isso, a Arábia Saudita segue como o único mercado relevante a proibir a carne brasileira. Os sauditas respondem por 3% das vendas externas de carne do Brasil. Somados, os sete mercados que fizeram algum tipo de veto à carne brasileira somam 4,4% das exportações.

Neste ano, o Brasil vendeu carne bovina para 138 destinos diferentes. Rússia, Hong Kong, Egito e União Europeia são os maiores clientes dos frigoríficos brasileiros.
Imprimir