Imprimir

Notícias / Geral

Safra de trigo tem redução de 23% no Rio Grande do Sul

Emater-RS

 Os agricultores gaúchos, que tinham na safra de inverno esperanças para se recuperarem dos prejuízos causados pela forte seca na safra de grãos de verão, não poderão comemorar o retorno esperado com cultura do trigo.

Conforme informações divulgadas pela Emater/RS-Ascar, a projeção de uma produção de 2,5 milhões de toneladas, o que representaria a segunda melhor safra de trigo da história do Rio Grande do Sul, não se confirmará devido a uma série de eventos climáticos, como geadas tardias e chuvas constantes no período de floração e formação dos grãos, que comprometeram seriamente as lavouras.

Finalizada a colheita de trigo no Rio Grande do Sul, os números finais indicam que o rendimento médio deverá ficar ao redor dos 1,96 mil kg/ha, dando ao Estado uma produção de 1,95 milhão de toneladas - o que representa 23% a menos que o esperado inicialmente.

Além da diminuição na quantidade esperada, a qualidade dos grãos desta safra também foi prejudicada em alguns casos, não atingindo os índices mínimos requeridos para efeito de industrialização e comprometendo a comercialização.
Imprimir