Imprimir

Notícias / Agronegócio

Aurora arrenda unidade de aves da Chapecó em SC por tręs anos

G1

  A Coopercentral Aurora Alimentos anunciou nesta quarta-feira o arrendamento da unidade industrial de abate e processamento de aves pertencente à massa falida da Chapecó Companhia Industrial de Alimentos. De acordo com nota da empresa, a fábrica se localiza no município catarinense de Xaxim e estava arrendada anteriormente para o frigorífico Diplomata, que entrou em recuperação judicial no início de agosto. A Aurora pagará R$ 425 mil por mês e mais R$ 0,08 por frango que passar da capacidade atual de 5 milhões de cabeças/mês ou 238 mil aves/dia.

A unidade de Xaxim estava com suas operações suspensas desde meados de novembro. De acordo com a Aurora, foi feito contato direto com o síndico da massa falida da Chapecó, Alexandre Brito de Araújo, chancelado pelo Juízo de Falências da Comarca. 'A Aurora não é sucessora da Diplomata. Portanto, não tem nenhum encargo ou responsabilidade com os credores do frigorífico Diplomata, sejam empregados, fornecedores ou avicultores integrados', ressaltou a Aurora, no comunicado.

Gerentes e técnicos da Aurora já assumiram o controle da unidade e estão revisando os equipamentos para que a produção comece assim que for possível. A empresa catarinense iniciará o processo administrativo de recrutamento, seleção e admissão, tendo como prioridade os cerca de 2.200 empregados que trabalhavam na unidade para o Diplomata. Também habilitará a base produtiva de campo que fornecia a matéria-prima para a fábrica, composta por 600 avicultores e aproximadamente 800 aviários.

A Aurora informou, ainda, que o início dos abates está planejado para março de 2013, com dois turnos, para atingir a plena capacidade em junho. O mix de produtos será formado, inicialmente, por cortes e salgados de frango. Além do abatedouro estão incluídos no arrendamento a fábrica de rações (capacidade de produção mensal de 32 mil toneladas ou 60 toneladas/hora), incubatório (capacidade de produção de pintinhos de 4 milhões por mês), setor de congelamento da unidade industrial (420 toneladas por dia), armazéns (capacidade de armazenagem de 1,2 mil toneladas) e granjas-matrizes (alojamento para 200 mil matrizes).

Atualmente, em plantas próprias ou alugadas, a Coopercentral Aurora opera cinco unidades avícolas e abate 700 mil aves por dia, o que significa 15 milhões de aves por mês. Com o arrendamento da planta de Xaxim, o abate diário crescerá até 31%, totalizando 938 mil aves por dia no segundo semestre de 2013.
Imprimir