Imprimir

Notícias / Agronegócio

Clima ajuda o desenvolvimento das lavouras de grãos do PR

Globo Rural

 As chuvas de verão caíram na melhor hora na região de Cambé, na fase de enchimento dos grãos. Desde o dia 22 de dezembro ocorreram pancadas frequentes no norte do Paraná.

O agricultor tem motivos para estar otimista, não só pela chuva das últimas semanas. Desde o plantio, durante toda a safra, o céu tem ajudado bastante as culturas de verão. Até o período de estiagem do semestre passado acabou colaborando, principalmente com a soja.

A área plantada de milho da última safra para esta, reduziu de 907 mil hectares para 849 mil, uma diferença de 58 mil hectares, porém a produção deve crescer 6%. A Secretaria de Agricultura calcula que sejam colhidas 6,9 milhões de toneladas, contra 6,5 milhões na safra passada.

Na soja, a área de plantio cresceu 5%. O Paraná plantou 4,6 milhões de hectares, mas a produção deve aumentar em uma proporção bem maior. A expectativa é colher 15,3 milhões de toneladas, 41% mais que a última safra.

O tempo está bom, mas para bater essas metas é preciso ainda mais chuva. "Estamos entrando em uma fase de floração e granação, que demanda muita água, então é esperado que janeiro chova bastante para que supra esta necessidade da planta”, afirma a agrometeorologista Heverly Morais.
Imprimir