Imprimir

Notícias / Agronegócio

Perfil cultural é a maior barreira em MT contra recuperação de pastagens degradadas

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

O perfil cultural dos pecuaristas de Mato Grosso é visto como a principal barreira nos processos de reforma e recuperação de pastagens degradadas. A análise é resultado do estudo “Diretrizes para o desenvolvimento da Pecuária de Corte de MT”, publicado no final de 2012 pela Associação dos Criadores de MT (Acrimat).

“O combate a esta barreira passa por ações que venham a romper as características do perfil cultural de seus produtores. Neste caso é necessário romper com informações como a de que pastagens adubadas não geram renda suficiente ao seu financiamento”, consta do estudo.

Os custos para reforma de pastagens são altos, o que incentiva ainda mais a visão agroextrativista do pecuarista. É essa visão que precisa ser modificada e, para isso, o estudo sugere o desenvolvimento de projetos que demonstrem ao criador alternativas mais viáveis.

Adotar um manejo mais adequado também é uma necessidade apontada e, aliada com uma visão de sustentabilidade e investimentos na manutenção dos pastos, pode trazer maior rentabilidade ao produtor.
Imprimir