Imprimir

Notícias / Agronegócio

Chuvas favorecem surgimento de ferrugem asiática; focos em MT já chegam a 13

Da Redação - Rodrigo Maciel Meloni

Laboratórios credenciados pelo Consórcio Nacional Antiferrugem confirmaram um dos maiores temores dos produtores com o aumento das chuvas: foram identificados treze focos de ferrugem asiática nas lavouras de soja mato-grossense. A informação foi divulgada na sexta-feira (18).

Conforme noticiado pelo DCI, o primeiro alerta da doença na safra atual data de novembro de 2012, quando foram encontrados focos nos municípios de Alto Araguaia e Lucas do Rio Verde.

Embrapa cria soja preta para ganhar o paladar dos brasileiro
Cotações da soja oscilam de formas distintas no cerrado e no Sul do país

O último caso foi verificado em uma lavoura de soja precoce localizada na cidade de Campos de Júlio (553 km de Cuiabá). O foco foi encontrado no dia 14/01 e gerou um alerta aos produtores da região noroeste. O clima favorável, aliado à colheita da soja precoce e as chuvas ininterruptas, que atrapalham a aplicação dos fungicidas, possibilitam o aumento dos esporos da doença no ar.

O gerente-técnico da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Luiz Nery Ribas, frisa que há cerca de uma semana as chuvas começaram com intensidade em todo o estado e os produtores devem redobrar o monitoramento.

"Até então, o clima foi desfavorável para a ferrugem. Por isso não explodiu, não se manifestou como o esperado", afirma Ribas, lembrando que os focos lançados na planilha do consórcio são indicativos - "para que os produtores tomem ciência que na região tem presença da doença. Mas tem muito mais [focos]", acrescenta.

Alerta
O Coordenador da Comissão de Defesa Sanitária Vegetal da Superintendência Federal da Agricultura (CDSV/SFA/MT), Wanderlei Dias Guerra, explica que a ferrugem, no momento da colheita, pode chegar até as lavouras vizinhas. Em outras safras, essas plantações foram as mais afetadas pela doença. "O alerta é para que os produtores da região estejam atentos a partir da colheita, sobretudo com o clima chuvoso e a presença da ferrugem nas proximidades."
Imprimir