Imprimir

Notícias / Agronegócio

Comercialização do milho ainda segue lenta e atenções estão voltadas ao plantio

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

A comercialização do milho que começou a ser plantado em Mato Grosso ainda segue lenta em relação à safra anterior e as atenções estão voltadas ao plantio. No mesmo período do ano passado a safra do cereal já estava 35,3% vendida, enquanto neste ano apenas 15,6% do produto foi negociado até agora.

De acordo com informações do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), as negociações estão em baixa devido à boa produtividade da safra 11/12, que abasteceu o mercado e gerou estoques.

“Este ano, os compradores, que já adquiriram grandes volumes do cereal no ano de 2012, optaram por reduzir a compra no início do ano, pois a necessidade é menor com o Estado possuindo 6,0% do milho a ser vendido ainda”, consta de boletim do Imea.

Além disso, os preços esperados para o mercado futuro de julho estão entre R$ 11,50 e R$ 12,00, muito abaixo dos indicados no mercado disponível.

Em relação ao plantio, até agora, apenas 1,2% das áreas destinadas à cultura de milho foram semeadas, totalizando 33,4 mil hectares. Em 2012, no mesmo período, eram apenas 11 mil hectares plantados, de acordo com o Imea.
Imprimir