Imprimir

Notícias / Agronegócio

Produtividade chega a apenas 30 sacas por hectare em locais mais afetados pela seca em MT

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

 Estimativas sobre produtividades médias nas lavouras de soja foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), com base no que foi colhido até agora. Na região Oeste do Estado, a mais afetada pela seca, algumas lavouras contabilizaram apenas 30 sacas/ha, bem distante da média estadual, 50 sacas/ha.

Até o fim da última semana, 220 mil hectares foram colhidos, o que representa 2,8% de toda a área plantada. As maiores estimativas de produtividade foram registradas em áreas irrigadas por pivô central, principalmente na região Sudeste, onde se conseguiu atingir até 57 sacas/ha, elevando a média da região para 53 sacas/ha.

Na região Oeste a média foi 49 sacas/ha. Na Médio-Norte, 50 sacas/ha, porém, também nesta região foram registrados números ruins pontualmente, como em lavouras que estão rendendo 40 sacas/ha devido a períodos longos de estiagem.

Agora, quando as chuvas deveriam dar uma trégua, o oposto ocorre, e o excesso de umidade tem trazido dificuldades à colheita e preocupação aos produtores.
Imprimir