Imprimir

Notícias / Agronegócio

Estoque de soja nos EUA pode recuar neste ano

Mauro Zafalon - Folha de S.Paulo

 Esquentam as discussões sobre o plantio de grãos na safra 2013/14 nos Estados Unidos. Na avaliação do mercado, soja e milho devem ganhar pelo menos 2% a mais de área neste ano, retirando espaço de algodão e de arroz. O trigo, até pela atual aceleração nos preços, deve continuar com área estável.

Se as estimativas do mercado estiverem corretas, a área de soja sobe próximo de 600 mil hectares, indo para quase 32 milhões em 2013/14. Já a de milho ficaria próxima de 40 milhões de hectares.

Daniele Siqueira, analista da AgRural, de Curitiba, diz que ainda é muito cedo para estimativas de plantio e de volume a ser produzido. Há incertezas quanto ao clima na hora do plantio, principalmente no caso do milho.

Se o mercado estiver certo em suas avaliações, mesmo com o aumento de área, o cenário não indica tranquilidade para o mercado de soja.

Tomando-se como base a linha de tendência de produtividade dos últimos 20 anos -47,4 sacas por hectares- e de consumo -89 milhões de toneladas-, os estoques finais de 2013/14 dos EUA seriam suficientes para 20 dias. Nesta safra está em 16 dias.

O problema é se houver qualquer quebra de produtividade, diz Daniele. Um recuo de apenas 3% já reduziria os estoques finais para apenas nove dias, um quadro nunca antes registrado.

Talvez por isso, o Usda informou que as vendas antecipadas de soja da safra 2013/14 estão aceleradas. O órgão já aponta comercialização de 1,9 milhão de toneladas da safra que ainda será semeada. No mesmo período do ano passado, as vendas antecipadas eram de apenas 360 mil toneladas. Só a China já comprou 1,3 milhão.

No caso do milho, se as estimativas se confirmarem, a situação melhora em relação à do ano passado. Tomando-se como base a linha de tendência de produtividade e consumo em 20 anos, o estoque final subiria para 52 dias, ante os 20 da safra 2012/13.
Imprimir