Imprimir

Notícias / Agronegócio

Mesmo com chuvas colheita de soja chega a 11.4% no Estado

De Sinop - Alexandre Alves

Mesmo com altos índices de chuvas por todo o Mato Grosso, as colheitadeiras avançam na retirada da soja e a colheita chega a 11.4% do total, segundo levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado nesta sexta-feira à tarde. Ao todo, são cerca de 7.9 milhões de hectares a ceifar.

Mato Grosso corre risco de ver os navios de soja ‘boiando’ em mar chinês

De acordo com fontes do setor, os agricultores estão aproveitando os poucos momentos de sol dos últimos dias para colocar as máquinas no campo. “Apesar da chuva, ainda estamos conseguindo colher. Mas o problema pode vir depois, por causa de umidade nos grãos”, comentou um produtor rural à reportagem.

Constantes chuvas atrasam colheita de soja no Estado

Os municípios com maior índice colhido são Sapezal, com 21% dos 336,6 mil hectares plantados, e Campo Verde, com 20% de 209,4 ha. Em seguida surgem Sorriso e Campos de Júlio, com 18% cada, Lucas do Rio Verde, Tapurah e Chapada dos Guimarães (17%), Vera (15%), Sinop e Ipiranga do Norte (13%).

Em Nova Mutum e Santa Rita do Trivelato, que possuem grandes áreas a serem ceifadas, o trabalho está mais atrasado, com 9% e 8%, respectivamente, pois tem chovido muito nos últimos dias naquela região.

No cômputo estadual, a comparação com o ano anterior está praticamente idêntica, com pequeno avanço de 0,6% ante aos 10,8% colhidos em 2 de fevereiro de 2012.
Imprimir