Imprimir

Notícias / Agronegócio

Plantio do milho segunda safra está atrasado em mais de 20% em relação à safra passada

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

O plantio da segunda safra de milho em Mato Grosso está mais de 20% atrasado em relação ao mesmo período da safra anterior, de acordo com o informativo de plantio do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado nesta sexta-feira à tarde.

Até agora, 20% da área  - estimada em mais de 2,7 milhões de hectares - já foi semeada. Na mesma data em 2012, esse percentual já estava em 42%.

Na prática, o atraso na colheita da safra de soja - por causa do excesso de chuvas - também atrasa o plantio do milho, já que boa parte a ser semeada com o cereal ainda está ocupada com a oleaginosa.

Colheita de soja chega a 17% em Mato Grosso mas está 7% atrasada em relação a 2012

A região com maior percentual semeado é a Médio-Norte, com 24,1% do plantio concluído. Vera sai à frente da média, pontuando 35%. Sorriso, a maior área de cultura de milho da região com 487 mil hectares, vem em seguida, com 30% da área semeada.

Adiante, aparece a região Oeste, com 22,2% do plantio concluído. Sapezal supera a média regional, registrando 25%.
A região Sudeste, que planta mais de meio milhão de hectares, conseguiu semear apenas 11% do total estimado. O Nordeste do Estado registra o menor índice, 9,3%.

O atraso geral do plantio deve-se, sobretudo, ao período de fortes chuvas que vem ocorrendo de maneira constante, sem intervalos que criem as condições favoráveis para a entrada das máquinas das lavouras, colheita de soja e semeadura do cereal.
Imprimir