Imprimir

Notícias / Economia

Aumento de etanol na gasolina deve estimular setor sucroenergético

Assessoria

 Carente de boas notícias há algum tempo, o setor sucroenergético brasileiro ganhou novo estímulo com o anúncio de que o governo federal pretende, a partir de maio, elevar de 20% para 25% a mistura de etanol na gasolina. A medida tem tudo para melhorar as condições do setor e beneficiar toda a cadeia produtiva, hoje formada por 450 usinas, 80 mil fornecedores de cana, quatro mil indústrias de máquinas, equipamentos e logística, com 2,5 mil trabalhadores, segundo dados da FEA/USP.

A notícia também anima os promotores da FENASUCRO - 21ª Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergético, referência mundial em tecnologia e intercâmbio comercial para usinas e profissionais desse setor.

Na avaliação do presidente do CEISE Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis), Antonio Eduardo Tonielo Filho, o etanol é a solução para o Brasil. “Há muito tempo alertamos o poder público para a necessidade de unir forças, no sentido de ampliar as políticas de incentivo. Com a medida anunciada pelo Ministro Edson Lobão, a tendência é melhorar o cenário para um setor que há dois vem amargando prejuízos”, afirma.

O Brasil lidera a produção e a exportação de açúcar, além de ser o segundo maior produtor mundial de etanol. De acordo com o terceiro levantamento de cana-de-açúcar da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado em dezembro, a safra deve alcançar 23,62 bilhões de litros. Deste total, 9,66 bilhões de litros serão de etanol anidro, e 13,96 bilhões de litros serão de etanol hidratado.

A 21ª FENASUCRO, promovida pela Reed Multiplus e com realização do CEISE Br, de 27 a 30 de agosto, no Centro de Exposições Zanini, em Sertãozinho, principal polo sucroenergético do País,vai levar aos expositores e visitantes um novo layout, com exposição setorizada, novos acessos, mais áreas verdes e melhorias em sua infraestrutura. A edição 2013 deve superar o número de 500 empresas, receber mais de 30 mil visitantes e ocupará uma área de 60 mil m².
Imprimir