Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Novo Código Florestal será tema de estação em dia de campo

Gabriel Faria - Embrapa Agrossilvispastoril

 Os novos desafios do produtor rural perante as regras impostas pelo Código Florestal Brasileiro recém aprovado (Lei 12.651/12) será a discussão que norteará a palestra do Especialista em Legislação Ambiental, Rodrigo Justus, durante o 3º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados que a Embrapa e a Famato promovem nesta sexta-feira, a partir das 7h30, na Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop.

A palestra será ministrada em uma das sete estações temáticas do evento e faz parte do "Seminário Novo Código Florestal – O impacto para o produtor rural", realizado pelo Senar-MT, em parceria com os Sindicatos Rurais e a Famato, em nove municípios do estado.

Dia de campo em Mato Grosso mostrará tecnologias de adubação com uso de sensores

"Vamos fazer uma comparação sobre a situação da área rural com a vigência do antigo Código Florestal e agora. Debateremos como o produtor rural deve proceder com as novas regras", explica Justus, que também é consultor jurídico da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e do Setor Florestal.

Entre as mudanças trazidas com o Novo Código Florestal o especialista aponta: o uso racional do solo e da água como requisito à consolidação de uso em Áreas de Preservação Permanente (APP's), criação do Cadastro Ambiental Rural Federal (CAR) e dos Programas de Regularização Ambiental (PRA's).

Doenças da safra e cultivares de soja BRS serão apresentadas em dia de campo na Embrapa

"Estes programas associados ao CAR, possibilitarão a regularização ambiental de todas as propriedades rurais, caso contrário eles correm risco de não poderem operar crédito rural", alerta Justus.

O evento

O 3º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados será promovido em conjunto pela Embrapa e pela Famato e é resultado de uma parceria entre as duas instituições para fomentar a transferência de tecnologias em Mato Grosso. O evento contará com sete estações temáticas, que abordarão, além do novo Código Florestal, o uso de sensores na adubação nitrogenada de cobertura de milho safrinha; recomendações para implantação de sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF); sistemas agroflorestais (Safs); consórcio milho/crotalária e milho/braquiária; doenças da soja na safra 2012/2013, cultivares de soja convencionais e geneticamente modificadas; consórcio milho/crotalária e milho/braquiária;, opções de plantas forrageiras; cultivo de feijão na safrinha, cultivares e plantio direto de arroz.

O evento é destinado aos agentes de assistência técnica e extensão rural, produtores rurais, estudantes, professores e demais profissionais ligados à produção agropecuária. As inscrições são gratuitas e serão feitas no local do evento, a partir das 7h30. Em caso de grupos organizados, as inscrições poderão ser feitas antecipadamente pelo telefone 66 3211-4223.
Imprimir