Imprimir

Notícias / Geral

Frente fria volta a trazer chuvas para o Centro-Oeste

Rafaela Vendramini - Jornal do Tempo

 Depois das chuvas intensas no mês de janeiro, que atrapalharam o início da colheita de soja no Mato Grosso, há pelo menos 15 dias as chuvas diminuíram em todo o Centro-Oeste do país. A região teve pouca chuva na semana passada, situação que beneficiou o andamento dos trabalhos nas fazendas mato-grossenses, mas que já afeta a lavoura de soja na fase crítica de florescimento e enchimento de grão de Goiás.

Um exemplo das chuvas mais isoladas é a cidade de Rio Verde-GO, onde até agora choveu 156mm e a média de chuva na cidade em fevereiro é de 198mm. Além do acumulado estar cerca de 20% abaixo do normal, as precipitações foram mal distribuídas, já que choveu mais de 130mm nos primeiros 10 dias do mês e nos últimos 15 dias o município não teve chuvas significativas. A boa notícia para essa semana é que volta a chover no Centro-Oeste devido a chegada de uma nova frente fria e interrompe período seco no Estado goiano.

A condição de clima muda em relação ao observado nas últimas semanas. A chegada de uma nova frente fria nesta terça-feira até a costa de São Paulo e do Rio de Janeiro e associada com a umidade da Amazônia volta a causar chuvas sobre todos os estados do Centro-Oeste. “Inclusive, a previsão é que esse padrão um pouco mais chuvoso continue pelo menos até a primeira quinzena de março”, explica o climatologista da Somar, Paulo Etchichury.

Os meteorologistas da Somar alertam que as chuvas mais fortes, com os maiores acumulados devem ocorrer em Goiás e no Distrito Federal. Para os próximos 15 dias a previsão é que chova mais de 100mm em Jataí-GO. O mesmo volume de chuva deve ser observado em Lucas do Rio Verde-MT, mas as chuvas ganha força somente na segunda semana de março na cidade do Mato Grosso, enquanto no município goiano as precipitações serão generalizadas a partir dessa semana.
Imprimir