Imprimir

Notícias / Agronegócio

Instituto prevê queda na produção de soja no comparativo com janeiro

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

O Instituto de Pesquisas Agroeconômicas Safras & Mercado, em relatório divulgado no fim de semana, prevê que a produção brasileira de soja na temporada 2012/2013 deve chegar a 82,2 milhões de toneladas, o que representa quase 3% de queda em relação ao último levantamento, divulgado no final de janeiro.

Na ocasião, as expectativas eram de que a produção integral chegasse a 84,6 milhões de toneladas do grão. A redução passa dos 2,4 milhões de toneladas em todo o país.

Brasil deve responder por 44% das exportações mundiais de soja

Segundo analistas do instituto, a redução é devida a adversidades climáticas em regiões produtoras,l que atrapalharam os trabalhos entre janeiro e fevereiro. No caso de Mato Grosso, as chuvas intensas causaram transtornos à colheita e avarias aos grãos.

Apesar da redução em relação às expectativas, a previsão é que a atual safra seja 21% maior em comparação à de 2011/2012, de acordo com o instituto.

23% das lavouras de soja devem ter sofrido avarias por muita umidade

Segundo o Safras, Mato Grosso deve seguir líder no ranking de produção nacional, com safra estimada em 24,335 milhões de toneladas, representando um crescimento de 11% sobre as 22 milhões de toneladas obtidas na temporada anterior.
Imprimir