Imprimir

Notícias / Agronegócio

Biodigestor será uma das atrações do Portal da Pecuária na 13ª Agrotins

Seagro

 Com o intuito de reduzir a emissão dos gases de efeito estufa e aumentar a geração de renda com proteção ambiental, será apresentado na 13ª Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins - um biodigestor, que gera energia a partir de resíduos bovinos. O aparelho, que funcionará nos cinco dias da Feira, é uma ferramenta importante para se pensar “Pecuária, com Tecnologia e Sustentabilidade”, tema da Agrotins 2013. O intuito do Governo do Estado, por meio da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário - é estimular a instalação de biodigestores nas propriedades tocantinenses.

De acordo com o diretor de Agroenergia da Seagro, Luiz Eduardo Leal, o aparelho contribuirá com a redução da emissão de gases poluentes e com a diminuição de custos, que é uma das metas do Plano ABC – Agricultura de Baixo Carbono. “Nós queremos mostrar o biodigestor, a oportunidade que os produtores tocantinenses terão com essa tecnologia e principalmente sua viabilidade econômica, através de planilhas”, informou o diretor de Agroenergia, acrescentando que os produtores interessados receberão informações necessárias para instalação, desde o financiamento até a parte técnica de funcionamento.

O biodigestor que será apresentado na Agrotins é constituído, basicamente, de uma câmara fechada, na qual a biomassa (resíduo bovino) será fermentada e como resultado ocorrerá à liberação de biogás e de biofertilizante. O aparelho será apresentado por uma especialista da empresa Recolast Ambiental (fabricante de biodigestor) e será uma das atrações do Portal da Pecuária da 13ª Agrotins.

Agrotins

A Feira de Tecnologia Agropecuária, que acontecerá entre os dias 7 e 11 de maio, deve atrair a atenção de produtores, empresários e pesquisadores em agronegócio de todo o Estado e diversas partes do País. O evento, que está em sua 13ª edição, acontecerá no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Plano ABC

O Programa ABC – Agricultura de Baixo Carbono - pretende promover a redução das emissões de carbono através do incentivo a processos tecnológicos que neutralizam ou minimizam o impacto dos gases de efeito estufa no campo, com metas e resultados previstos até 2020. O Plano prevê a redução do desmatamento de florestas, o incentivo a implantação de sistemas produtivos sustentáveis e a regularização ambiental de propriedades rurais.
Imprimir