Imprimir

Notícias / Agronegócio

Embarque de carne de frango recua quase 5% no 2o bimestre

Fabíola Gomes - Reuters

 Os embarques de carne de frango do Brasil avançaram em fevereiro na comparação com um ano atrás, mas no acumulado do primeiro bimestre ainda estão abaixo da marca de igual período de 2012, informou a associação que reúne a indústria. 

As exportações atingiram 291,1 mil toneladas, com alta de 3,3 por cento sobre igual período do ano passado. Em janeiro, o volume embarcado teve recuo de 11,6 por cento.

Nos dois primeiros meses do ano, as vendas externas do setor recuaram 4,7 por cento ante 2011, somando 582 mil toneladas.

Segundo a Ubabef, tradicionalmente, o comportamento das vendas nos primeiros meses sinaliza como poderá ser o comportamento ao longo do ano.

"Entretanto, 2013 tem se mostrado atípico nesse sentido, com resultados bastante diferentes em janeiro e fevereiro", disse o presidente da Ubabef, Francisco Turra, em nota.

Ele ressaltou que os dados mostraram uma significativa volatilidade.

"Não há estabilidade e é notável a forte oscilação de resultados na comparação de desempenho dos dois primeiros meses deste ano", disse.

Ele acrescentou, porém, que mesmo em meio às oscilações, o Brasil tem conseguindo manter sua participação entre os principais importadores globais de carne de frango.

Os dados da Ubabef incluem os embarques de carne in natura e outros cortes, como resfriados e congelados.

O número do Secretaria de Comércio Exterior (Secex), que inclui apenas o volume de carne in natura embarcado, apontou embarques de 263,7 mil toneladas.

RECEITA MELHOR

A receita com os embarques no mês avançou 15,9 por cento ante fevereiro de 2011, totalizando 626 milhões de dólares. No ano, a receita teve resultado é positivo em 3,8 por cento, com total de 1,2 bilhão de dólares no período.
Imprimir