Imprimir

Notícias / Geral

Boneco colocado dentro de um buraco na MT-140 satiriza Fethab

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

 O trecho da MT-140 que liga o trevo de acesso a Campo Verde até a cidade de Nova Brasilândia virou uma “piada de mau gosto” e tem tirado o humor de quem trafega por ali. Alguns quilômetros após o trevo, em um buraco gigante - que ocupa quase toda a extensão da pista - foi instalada uma cadeira com um boneco sentado nela, segurando uma placa com os seguintes dizeres: “Deposite aqui seu Fethab”.

Para passar pelo local, é necessário parar o veículo e sair da pista. Muitos acidentes têm ocorrido na região, além dos prejuízos de tempo e dinheiro de quem precisa passar pela rodovia diariamente.

A região é repleta de propriedades rurais de soja, milho, algodão e também gado. E, segundo produtores locais, os custos com o asfalto naquele trecho tiveram participação dos próprios produtores, em acordo com o Governo Estadual, que realizou a obra.

Recursos do Fethab são empregados de maneira escusa e indevida, diz Famato

O Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) têm sido alvo de críticas pelo setor produtivo do agronegócio.
No fim do ano passado, uma reunião entre organizações e sindicatos rurais colocou o assunto em questão e Rui Prado, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), afirmou na ocasião que os recursos arrecadados através do fundo têm sido empregados de maneira ilegal.

Segundo a Famato, o Fethab está sendo desviado de suas destinações originais e tem atendido folhas de pagamento do governo e obras das secretarias da Copa e de Cidades.

Estrangulamento logístico fica com as 'vísceras expostas' nas rodovias

Outra indignação do setor é sobre o Conselho do Fethab, que deveria trazer transparência ao processo, deliberando sobre o destino dos recursos e deixando claro todo tipo de informação referente à arrecadação e gastos. No entanto, segundo a Famato, a atual gestão estadual suspendeu as atividades do conselho sem explicações.
Imprimir