Imprimir

Notícias / Agronegócio

Soja de MT, GO e RS compensa baixa produtividade na Bahia, diz Geller

De Brasília - Vinícius Tavares

A queda na produtividade da soja no nordeste, em especial no oeste da Bahia, não preocupa o Ministério da Agricultura. O secretário de Política agrícola do Mapa, Neri Geller, chega a classificar a queda como pequena e até "insignificante" e afirma que a falta de chuvas na Bahia foi compensada por aumento de produção em outras regiões.

"É uma queda muito inferior ao que foi produzido no ano passado. A expetativa para a soja é muito boa como um todo, afirmou.

Colheita de soja chega a 73,4% e registra atraso em relação à anterior

Segundo o secretário, o próximo levantamento de grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deve já registrar uma recuperação significativa.

"Vamos esperar a conclusão em Mato Grosso, onde houve problemas em função do excesso de chuva, e a entrada dos números finais do Rio Grande do Sul, para ver se mantém ou se recuperar a perda. Mas não tenho dúvidas de que com a entrada da soja de Mato Grosso, Rio Grande e Goiás, vamos recuperar as perdas do nordeste", ressaltou.

Segundo dados do sexto levantamento da Conab, divulgado nesta quinta-feira (7.3), em Brasília, a área plantada da soja no oeste baiano passou de 1.112,8 milhões de hectares para 1.281,9 milhões de ha, um aumento de 15,2% na área de produção.

A produção na Bahia passou de 3.182,6 mil toneladas em 2011/2012 para 3.230,4 mil toneladas na safra atual. No entanto, a produtividade caiu de 2.860 kg hectare para 2.520 kg/ha, uma redução de 11,9%, segundo a Conab.
Imprimir