Imprimir

Notícias / Agronegócio

Município fortalece bacia leiteira visando agricultura familiar

Assessoria

 A Prefeitura de Nova Ubiratã (490 km ao Norte de Cuiabá) garantiu apoio no desenvolvimento do projeto Bacia Leiteira, para os pequenos produtores dos assentamentos Entres Rios e Santa Terezinha 2. O objetivo é fortalecer e melhorar a produtividade da pecuária de leite, agregando melhor qualidade e valor ao produto, oferecendo ainda uma fonte de renda alternativa para o sustento da família.

O projeto tem como meta a construção de um centro de recepção de leite e a logística de transporte do produto desde os assentamentos até a sede da cooperativa. Prevê ainda a oferta de cursos de capacitarão, atividades de campo e palestras para que os assentados aprendam e possam reproduzir técnicas que visam ao aumento, melhoria da qualidade e da diversidade da produção do leite.

Para participar, a prefeitura aponta que o assentado deve estar regularizado, tendo o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é um dos requisitos do governo federal para liberar o acesso ao crédito rural.

De acordo com o presidente da cooperativa, Valdir Strieder, estão sendo cadastrados todos aqueles que já produzem leite e, também, os que têm interesse em produzir. A cooperativa oferece desde orientação para plantação de alimentos alternativos de proteína para o gado com custo viável para os pequenos produtores até o acompanhamento técnico para o melhoramento genético e das técnicas de produção.

"A proposta da cooperativa é de uma produção inicial de aproximadamente 204 mil litros de leite ao mês, podendo pagar ao produtor hoje R$ 0,70 centavos o litro livre de impostos. A união dos produtores com a tecnologia vai fazer a diferença", disse o responsável técnico pela entidade, André Luis Bratz.
Imprimir