Imprimir

Notícias / Economia

Capacidade instalada na indústria brasileira sobe a 84,0%

Reuters

 A utilização da capacidade instalada na indústria brasileira ficou em 84,0 por cento em janeiro, ante 82,9 por cento em dezembro segundo dados revisados, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta terça-feira, conforme dados dessazonalizados.

A CNI informou ainda que, em janeiro, o faturamento real dessazonalizado da indústria caiu 4,2 por cento frente a dezembro.

As horas trabalhadas, considerado um sinalizador do nível de atividade na indústria, subiram 0,8 por cento em janeiro frente a dezembro, maior alta dos últimos cinco meses. Já o emprego industrial, informou a CNI, registrou queda de 0,4 por cento sobre igual período do ano passado.

Os resultados da CNI vão em linha com a produção industrial brasileira, que avançou 2,5 por cento em janeiro, segundo o dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a maior expansão em três anos.

O governo adotou uma série de medidas de estímulos à economia, que foram desde desonerações fiscais para consumo e produção à queda da taxa básica de juros Selic para a mínima histórica de 7,25 por cento ao ano.

Uma das maiores preocupações do governo neste momento é estimular os investimentos que, no ano passado, registrou queda de 4 por cento. No final de 2012, no entanto, houve sinais de recuperação, mas ainda num estágio inicial para se falar em retomada.


Imprimir