Imprimir

Notícias / Agronegócio

Exportações de carne devem crescer em torno de 13% em 2013, diz Abiec

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

As exportações de carne bovina brasileira devem crescer em torno de 13% durante o ano de 2013, batendo novos recordes, segundo analisa Fernando Sampaio, diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).

Em entrevista durante o Circuito Feicorte 2013 – que teve início em Cuiabá nesta quarta-feira (13) – Sampaio afirmou que essa estimativa de crescimento das exportações acompanha o ritmo registrado no ano anterior.

MT diminui exportação de carne industrializada e aumenta embarque de miúdos

Nos dois primeiros meses deste ano, a alta nos embarques de carne bovina brasileira ao exterior chegou aos 30% em relação a 2012, tanto em faturamento quanto em volume.

Questionado sobre embargos à carne brasileira, como da Rússia, Sampaio explica que tecnicamente não existem mais motivos para que restrições sejam mantidas e que, a partir de agora, depende de trâmites burocráticos de cada país retomar a importação.

Exportação de carne de bovinos e suínos cresce, mas de frango cai

No entanto, o diretor executivo da Abiec afirma que problemas causados pela Vaca Louca e pelo embargo da Rússia não têm afetado de maneira significativa os números gerais, mas que estes entraves precisam ser resolvidos com cada mercado.

O Circuito Feicorte 2013 – etapa Cuiabá, acontece nos dias 13 e 14 de março, no Centro de Eventos do Pantanal, e traz palestras, workshops e debates com o tema “Eficiência na produção e comercialização na carne”.
Imprimir