Imprimir

Notícias / Agronegócio

Países asiáticos vão importar 53% mais e Brasil pode ser beneficiado

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Até o ano de 2020 o mercado asiático deverá aumentar em 53% as importações de carne vermelha, segundo dados apresentados por Luciano Roppa, da Roppa Consultoria, de São Paulo, durante palestra sobre o panorama mundial da produção de carne, nesta quarta-feira (13), na etapa Cuiabá do Circuito Feicorte 2013.

Roppa analisa que o Brasil precisa melhorar a eficiência produtiva para garantir boa participação junto a esse crescimento de demanda nos países da Ásia. O continente deve chegar aos 3,3 milhões de toneladas de carne importadas ao ano, enquanto os países da comunidade europeia devem sofrer retração no mercado e importar apenas 350 mil toneladas ao ano.

Exportações de carne devem crescer em torno de 13% em 2013, diz Abiec

Para conseguir uma boa fatia desse mercado promissor, o grande desafio para a pecuária nacional é “produzir mais, melhor, com menos recursos, por um custo menor e com mais tecnologia”, diz o consultor.

Esse resultado conta com prós e contras pelo caminho. Os pontos positivos do mercado brasileiro de produção de proteína vermelha, segundo Luciano Roppa, são a variedade genética - que atende exigências de diversos mercados-, a engorda a pasto e a qualidade dos rebanhos. Em contrapartida, o grande ponto negativo é a logística, que atrapalha a chegada da carne aos portos e encarece o processo.

Programação do Feicorte atende a sugestões de produtores locais

O Circuito Feicorte 2013 – etapa Cuiabá, acontece nos dias 13 e 14 de março, no Centro de Eventos do Pantanal, e traz palestras, workshops e debates com o tema “Eficiência na produção e comercialização na carne”.
Imprimir