Imprimir

Notícias / Economia

CMN irá avaliar as dívidas rurais na próxima semana

Bruno Peres | Valor

A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira que o Conselho Monetário Nacional (CMN) deverá analisar em sua próxima reunião o pleito de agricultores de perdão de dívidas rurais. A afirmação foi feita durante entrevista a emissoras de rádio de Alagoas, Estado visitado pela presidente na terça-feira para vistoria a obras de ampliação do Canal do Sertão, de abastecimento de água.

“Estamos avaliando esse pleito de perdão das dívidas. Isso ainda não está decidido, mas estamos olhando com todo cuidado e carinho. O CMN irá avaliar essa questão na próxima semana”, disse Dilma enumerando outras ações do governo federal visando o enfrentamento do período de estiagem, sobretudo na região Nordeste.

A presidente também assegurou que todas as ações - como Bolsa Estiagem, Seguro Garantia Safra e compra subsidiada de milho - serão prorrogadas enquanto for necessário. “Nós criamos uma rede de proteção para o agricultor que está sofrendo com a seca”, disse a presidente, que também enfatizou a meta de entregar até o fim de 2014 750 mil cisternas na região do semi-árido.

Tecnologia social

Ao responder sobre as críticas que são feitas ao programa Bolsa Família, Dilma disse considerá-lo um dos mais importantes programas de seu governo. Segundo disse a presidente, “foi uma escolha política” do governo petista, desde a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, “cuidar dos cidadãos mais pobres do Brasil”.

“Eu acho que um dos programas mais importantes do meu governo é o Bolsa Família. Temos orgulho porque em várias áreas se cria tecnologia, e eu acredito que o Brasil criou uma tecnologia social. É resultado de uma decisão política: vamos acabar com a pobreza no Brasil”, disse a presidente, destacando que o Bolsa Família está associado a outras ações do governo de combate à miséria.

Imprimir