Imprimir

Notícias / Geral

Lucro da JBS sobe no 4º trimestre, mas fica bem abaixo do esperado

Fabíola Gomes - Reuters

 A JBS, maior produtora de carnes do mundo, teve lucro líquido de 66,4 milhões de reais no quarto trimestre, alta de 160 por cento ante igual período do ano anterior, beneficiada pelo aumento das vendas e dos preços tanto em aves como bovinos, informou a empresa nesta quarta-feira.

O lucro líquido, contudo, ficou muito abaixo da expectativa de analistas, e recuou 82 por cento em relação ao terceiro trimestre, quando chegou a 367 milhões de reais.

O resultado "foi influenciado pela expansão do volume de carne comercializado a partir do Brasil e também pelo início das operações de aves no país", disse a JBS em nota.

A JBS entrou no segmento de aves no Brasil em maio do ano passado, ao arrendar os ativos da endividada Frangosul. A operação atingiu capacidade quase total no último trimestre do ano.

Além disso, o ajuste nos preços da carne bovina e de aves nos Estados Unidos e a entrada no mercado canadense também foram fatores que contribuíram para o desempenho da JBS, disse a empresa.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês), uma medida do desempenho operacional, subiu 24,5 por cento no quarto trimestre ante o mesmo período de 2011, para 1,17 bilhão de reais. Mas em relação ao terceiro trimestre, o Ebitda caiu 15,1 por cento.

Os analistas apontavam em média para um lucro líquido de 282 milhões de reais e Ebitda de 1,15 bilhão de reais no último trimestre de 2012.

No ano, a companhia teve uma receita líquida de 75,7 bilhões de reais, alta de 22,5 por cento ante 2011, em linha com as suas expectativas. Já o Ebitda somou 4,4 bilhões de reais, alta de 40 por cento sobre 2011.
Imprimir