Imprimir

Notícias / Agronegócio

Setor de suínos quer ser incluso na garantia de preços mínimos

Da Redação - Rodrigo Maciel Meloni

Aproveitando reunião entre lideranças de entidades do agronegócio de Mato Grosso e o secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) Neri Geller, realizada n a última segunda-feira (12), a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) pediu ao gestor que o órgão garanta o abastecimento de milho aos suinocultores.

Capacitação de suinocultores de MT é tema de reunião em Brasília
1º Dia de Campo do Suinocultor debate os desafios do mercado

Os produtores exigiram que a anuência fosse feita por meio de contratos de opção de venda para aquisição do grão pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Outra reivindicação é a inclusão da carne suína na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) do governo.

Segundo o presidente da Acrismat, Paulo César Lucion, os contratos de opção são uma alternativa para atenuar o risco de oscilação dos preços e garantir o abastecimento de milho, um dos principais insumos da ração animal.

Para o presidente, a falta do grão e o preço da ração em alta fizeram com que os produtores não suportassem o alto custo de produção. “Entendemos que é uma providência de extrema importância para os nossos suinocultores que viveram grande crise em 2012 por conta dos altos preços dos grãos”, disse Lucion.

Outra reivindicação da Acrismat diz respeito ao Preço Mínimo, que se mantem o mesmo desde junho de 1959. “Temos dificuldade de implementar garantias de Preço Mínimo para aquisição, por que aí temos que ter estrutura e a Conab não possuí essa estrutura hoje. Então é um pleito do setor que nós entendemos como justo e vamos discutir isso com bastante carinho, ver com a equipe técnica para gente discutir isso dentro do governo”.
Imprimir