Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Ibama embarga 4 mil ha em Mato Grosso e aplica R$12 mi em multas

De Brasília - Vinícius Tavares

Cerca de quatro mil hectares de terra foram embargados em Mato Grosso pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) desde o início da Operação Onda Verde há 40 dias. A operação foi criada para combater o crime ambiental nas regiões da Amazônia Legal onde a derrubada irregular de árvores é considerada crítica.

De acordo com a superintendência do Ibama em Mato Grosso, neste período foram aplicadas multas equivalente a R$ 12 milhões aos responsáveis pelo desmatamento. Os fiscais ambientais também apreenderam 15 tratores, cinco caminhões e duas colheitadeiras.

Força Nacional de Segurança vai combater desmatamento ilegal na Amazônia

Segundo a Agência Brasil, durante visita a Sinop (500 km de Cuiabá), o superintendente do órgão Marcus Keyne sinalizou que os números da operação devem aumentar nos próximos meses e que os fiscais ambientais vão começar a trabalhar, ainda este ano, com equipamentos que imprimem autos de infração eletronicamente.

“Com esse equipamento, as multas podem ser aplicadas com mais agilidade e precisão, revelando detalhes e as diretrizes corretas do local onde o crime foi praticado”, afirma Keyne.

Marcus Keynes lembra ainda que o Ibama está trabalhando com imagens de satélite de alta resolução que permitem aos agentes localizar, em tempo real, áreas desmatadas de apenas cinco metros. As imagens disponibilizadas para os órgãos ambientais, até poucos meses, não captavam, com qualidade, detalhes de áreas pequenas.

As equipes do Ibama passaram a contar com sete helicópteros para a fiscalização do território amazônico. A expectativa é que a frota de veículos adaptados para a região também seja ampliada nos próximos meses. Além do território matogrossense, áreas no Pará, em Rondônia e no Amazonas tem sido fiscalizadas.
Imprimir